Alentejo

Planícies douradas, albufeiras idílicas, vilas históricas, as praias inexploradas do litoral e as montanhas escarpadas do Marvão são exemplares da beleza pura da região Alentejana. Uma região que preserva a história e se mantém fiel às tradições.
O Cante Alentejano, classificado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, é uma das mais fortes e reconhecidas tradições alentejanas manifestadas também nas mesas sempre cheias de petiscos e bons vinhos encorpados. A gastronomia é, a par do vinho, uma das grandes riquezas do Alentejo, motivada pela excelência dos queijos, enchidos e do maravilhoso azeite. As vinhas do Alentejo produzem dos melhores vinhos de Portugal, reconhecidos internacionalmente.
O Alentejo é dono de um vasto patrimônio monumental e religioso que aborda variantes arquitetônicas e artísticas de vários estilos visíveis nos seus mosteiros, igrejas, conventos e nos belos e preservados centros históricos.
Na região do Alentejo é possível encontrar a tranquilidade embalada por planícies ondulantes pontuadas por sobreiros ou oliveiras que resistem à passagem do tempo.

Descobrir o Alentejo é viajar no tempo tendo como cenário as belas planícies e vilas históricas guardadas por Muralhas, que conservam o legado deixado por romanos e mouros.
A antiga cidade romana de Ammaia, abaixo de Marvão, ou as Ruínas de Torre de Palma, em Monforte, comprovam a presença romana.
Se você deseja conhecer os primórdios da presença humana no território alentejano, explore o circuito dos Megálitos, no qual se destacam as pinturas rupestres nas Grutas de Escoural e o Dólmen do Zambujeiro, o maior em território português.
Percorra ruas de xisto, encontre janelas mouriscas, igrejas seculares e castelos preservados que oferecem vistas graciosas.
Encontre patrimônico monumental no Aqueduto da Amoreira de Elvas, no Templo Romano de Évora, o Santuário do Senhor dos Mártires de Alcácer do Sal e no Museu Regional de Beja.
Contemple os panoramas verdejantes Alentejanos, os sobreiros e as oliveiras, as albufeiras e a encantadora Serra de São Mamede.
O Alentejo é uma região que oferece experiências diversas relacionadas com a natureza, com a história e com a gastronomia.

A gastronomia alentejana é uma agradável surpresa de paladares combinados com mestria por um povo acolhedor.
No Alentejo come-se bem, muito bem! As Sopas bem compostas, as Açordas e as Migas são pratos que demonstram a excelência da comida da região.
Começando pelas sopas, há de Cação, da Panela, de Beldroegas, de Tomate e de Toucinho. Para prato principal experimente Ensopado de borrego, Cabeça de Xara, Perdiz à Montemor ou os célebres pratos “À Alentejana”, como as Migas, a Açorda e a Carne de Porco.
No que se refere à doçaria típica, você deve provar pastéis de toucinho de Arraiolos, as Trouxas de ovos, o Bolo de mel, Pão de rala e SericaiaCom regiões demarcadas, o vinho do Alentejo será o seu parceiro nessa aventura gastronômica, escolha um Poliphonia Reserva Branco ou um Tinto Vinhas da Ira.

O legado deixado pelos Mouros é encontrado por quase todo o Alentejo.
O Cante Alentejano foi considerado, em 2014,como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
A Sé de Évora levou 50 anos a ser construída.
Vasco da Gama nasceu no Alentejo, em Sines.
O Alentejo conquistou o título de "Melhor Região Vinícola a Visitar" no concurso mundial promovido pelo jornal USA Today.
Portugal é responsável por mais de 50% da produção mundial de cortiça, proveniente na sua grande maioria do Alentejo.

Barragem do Alqueva - Alentejo
Marvão
Alcácer do Sal Monsaraz Beja Évora Marvão Elvas
Estamos empenhados em prestar-lhe o melhor serviço
loadingPor favor, aguarde enquanto processamos o seu pedido