Abreutur - Faial

Faial

A bela ilha do Faial é também conhecida por Ilha Azul devido aos imensos maciços de hortênsias azuis, presentes nos deslumbrantes cenários da ilha.
A história do Faial é marcada pela erupção submarina do vulcão dos Capelinhos, em 1957. A paisagem árida e agreste dos Capelinhos contrasta com o magnífico azul do oceano e das belas flores.
No centro da ilha, a colossal Caldeira, inserida no Parque Natural do Faial, acolhe populações raras de flora endêmica e resultam numa paisagem soberba. O Monte da Guia oferece uma vista maravilhosa sobre a Baía do Porto Pim e a cidade da Horta, uma colorida cidade com uma atmosfera internacional.
A Caldeira, o Cabeço Gordo, a Ponta dos Capelinhos e as praias do Almoxarife e do Porto Pim são os principais atrativos de uma ilha encantadora.
Descobrir o Faial é encontrar uma cultura rica, histórias intensas e belos panoramas naturais tão belos como as hortênsias que pintam a ilha de Azul.
 

O Faial é uma ilha maravilhosa que oferece aos seus visitantes uma incrível viagem pela sua importante história e natureza fascinante.
O Miradouro da Espalamaca oferece vistas sobre uma paisagem deslumbrante da cidade da Horta e das ilhas do Pico e São Jorge.
Subindo ao ponto mais alto da Ilha, o Cabeço Gordo, é possível admirar a Caldeira. A caldeira é uma vasta cratera de 2 km de largura e 400 metros de profundidade,  inserida no Parque Natural do Faial, um lugar que acolhe populações raras de flora endêmica.
Continuando a explorar o Faial, merecem visita a Ribeira Funda, a Praia do Norte e a Ponta dos Capelinhos, lugar que revela os efeitos da erupção de 1957. A história desta marcante erupção pode ser conhecida ao pormenor na Exposição Fotográfica no Canto do Capelo.
Uma viagem pela costa sul permite contemplar uma paisagem contrastante, entre o negro dos rochedos e o verde dos campos.
A Marina da Horta recebe iates luxuosos de todo o mundo e daqui é possível iniciar uma viagem que contempla a observação de cetáceos.  
Um ponto obrigatório numa visita ao Faial é uma visita ao Peter Café Sport, um local de referência da ilha que é frequentado por velejadores de todo o mundo. O Museu de Scrimshaw está ligado ao Peter Café Sport e alberga uma coleção de dentes de Baleia e Cachalote esculpidos e gravados.
O Faial é uma ilha que conjuga história, cultura e incríveis paisagens vulcânicas.

A gastronomia do Faial revela interessantes sabores que denotam a importância marítima.
O Polvo guisado com vinho é um dos pratos mais típicos da ilha. Caldo de Peixe, Caldeirada de Congro e Filetes com Molho Ferrado são outros pratos com tradição na ilha.
No que se refere a pratos típicos de carne, as morcelas e linguiças servem de petisco ou como refeição, quando acompanhadas de inhame. Outros pratos típicos são os Torresmos de Vinha de Alhos e a Molha de Carne em que um generoso refogado acompanha a cozedura da carne de vaca.
A cozinha do Faial é também conhecida pelos pratos de marisco como os de lagosta e caranguejo.
Na doçaria são típicas as Fofas do Faial, especialmente confecionadas pelo Carnaval, nas quais se destaca o aroma do funcho.

A erupção vulcânica do Cabeço Gordo, em 1672 conduziu a uma vaga migratória para o Brasil.
O Capitão James Cook, descreveu as casas e a flora do Faial quando atracou na ilha em 1775.
Os visitantes da ilha podem assinalar a sua visita com uma pintura no colorido mural do Porto da Horta.
Scrimshaws são desenhos feitos em dentes ou ossos de baleia. Belos exemplares pertencem à coleção exposta no Museu do Scrimshaw, no Faial.
A grande celebração religiosa da ilha é a Festa de Nossa Senhora das Angústias.
 

Atividades

Passeio no Faial

Explorando a Ilha Azul

Expedição ao Pico

A montanha mais alta de Portugal

Conheça os destinos