Abreutur - Lisboa

Lisboa

Uma luz única vinda de um magnífico céu azul ilumina as sete colinas da cidade que é “menina e moça”, como diz a letra de um conhecido fado adotado como hino pelos Lisboetas.
O Fado é um estilo musical nascido em Portugal que se pode escutar nos bairros típicos de Lisboa, como Alfama, Mouraria ou Bairro Alto, e que confere à cidade um charme singular.
Lisboa conserva a sua autenticidade nos seus bairros, ruas e praças históricas, nos conservados monumentos e na beleza natural trazida pelo deslumbrante rio Tejo.
Os edifícios Pombalinos, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém são atrações de uma cidade que conjuga a história e a tradição com a modernidade, a vasta oferta cultural e a dinâmica inerente a uma capital europeia.
Lisboa, cidade dos famosos pastéis de Belém e dos tradicionais bondinhos amarelos, se apresenta como um lugar com uma história rica e uma diversificada e interessante oferta cultural, contando com vários museus e teatros.
A atmosfera tradicional e ao mesmo tempo cosmopolita de Lisboa, bem como a sua grandiosa história fazem da capital portuguesa um dos mais apetecíveis destinos da Europa.
 

Lisboa é uma cidade de cores, cantares e sabores. Visitar Lisboa é uma experiência enriquecedora e procurada por turistas de todas as partes do Mundo.
Explore Alfama e percorrendo as suas estreitas ruas suba até ao Castelo de S. Jorge. Monumento Nacional, o Castelo integra a zona nobre da antiga cidadela medieval e oferece vistas deslumbrantes sobre a cidade.
Depois de visitar o Panteão e a Sé, inicie um passeio pelas principais praças lisboetas: Restauradores, Rossio, Praça da Figueira e a Praça do Comércio.
Apanhe o Elevador de Santa Justa que o levará às ruinas da Igreja do Carmo, a única igreja que não foi reconstruída depois do terramoto que em 1755 destruiu parte da cidade.
O Chiado, reformulado depois do incêndio de 1988 pelo conceituado arquiteto Siza Vieira, é uma zona bastante movimentada e um centro de compras. A rua Garrett é a principal artéria do Chiado e aí se localiza a Bertrand, que é a livraria mais antiga de Lisboa (com mais de 200 anos!), e o café A Brasileira, que era frequentado por vários intelectuais como o célebre poeta e escritor português Fernando Pessoa. Uma estátua em frente ao café homenageia Fernando Pessoa e é bastante requisitada pelos turistas que querem registar a sua passagem por Lisboa com uma fotografia junto à estátua de uma personalidade de grande valor na literatura portuguesa.
O Bairro Alto, conhecido pela sua veia artística e animação noturna, representa o lado mais boêmio de Lisboa. No Miradouro de São Pedro de Alcântara encontrará uma das melhores vistas da cidade.
No Cais do Sodré apanhe o Bondinho 15 que o levará a Belém, uma zona nobre junto ao Tejo ligada aos Descobrimentos Portugueses. Visite os principais monumentos localizados em Belém como o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos e o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT). Reserve um tempo para provar os famosos Pastéis de Belém, a maior referência da doçaria Lisboeta.
Com miradouros maravilhosos espalhados por toda a cidade, monumentos belíssimos e ruas coloridas, não faltam cenários perfeitos para você eternizar os momentos vividos em Lisboa em magníficas fotos.

Lisboa há muito tempo que mistura sabores trazidos de vários lugares de Portugal e de terras distantes, apresentando uma gastronomia rica e variada.
Comece por petiscar os famosos Pastéis de Bacalhau, os Peixinhos da Horta e as Amêijoas à Bulhão Pato.
A sardinha assada é rainha em Lisboa, sobretudo no verão, motivada pelas festas Populares. Experimente a sardinha acompanhada por pimentos assados e uma fatia de pão.
Se a sardinha é rainha, o bacalhau é rei. Como é sabido, existem em Portugal várias formas de confecionar o bacalhau, em Lisboa experimente à Brás ou prove umas Pataniscas de bacalhau acompanhadas por arroz de feijão.
A Pescada à Lisboeta, a Lebre à Bulhão Pato, o Bife à Café e as Perdizes à Convento de Alcântara são pratos tradicionais de Lisboa.
Seja arrebatado por uma maravilhosa sobremesa como o Bolo-Rei (bolo com frutas cristalizadas), as Broas Castelar e os famosos Pastéis de Nata, também conhecidos por Pastéis de Belém.
Acompanhe a sua refeição com um maravilhoso vinho português, pode selecionar um Casa das Gaeiras 2015, da Região Vitivinícola de Lisboa, e termine o seu manjar tomando uma Ginjinha num copo de chocolate.
Palco de várias gastronomias, Lisboa tem uma vasta quantidade de restaurantes referência, alguns deles agraciados com estrela Michelin como o Feitoria, em Belém, o Loco, na Estrela, o Alma e o Belcanto, no Chiado.

Lisboa é a capital Europeia cujas fronteiras estão há mais tempo definidas.
A história de Lisboa é marcada pelo terramoto de 1755, o maior desastre natural de que há registo na história de Portugal.
Os Lisboetas são também chamados “Alfacinhas”.
O Padrão dos Descobrimentos evoca a expansão ultramarina portuguesa sintetizando um passado glorioso.
Amália Rodrigues é o maior nome do Fado. Personalidade de vulto na cultura portuguesa, Amália foi uma fadista, cantora e atriz nascida em Lisboa.
O fado é um estilo musical que desde 2011 está classificado como Património Oral e Imaterial da UNESCO.
O fado parece ter sua origem nos cantos nostálgicos árabes.
Lisboa é a capital mais a ocidente do continente europeu na costa atlântica.
O 13 de Junho, Dia de Santo António, é o dia do feriado de Lisboa.
O Santo Padroeiro de Lisboa é São Vicente.
A Gare do Oriente é considerada uma das estações mais bonitas do mundo.
A EXPO'98 realizou-se em Lisboa de 22 de maio a 30 de setembro de 1998, com o tema: "Os oceanos: um património para o futuro”.
A EXPO´98 teve o propósito de comemorar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.
O corvo é considerado o guardião da cidade de Lisboa.

Atividades

Meio Dia de Visita a Fátima

Fé e Devoção

Sintra, Cascais e Estoril

Pela Riviera Portuguesa

Lisboa à Noite e Fado

A Noite Lisboeta

Arrábida e Setúbal

Uma Paisagem Única

Santo António

A Original Comemoração de S. António

Conheça os destinos