Abreutur - Norte

Norte

A Norte nasceu Portugal, uma região de história, natureza e tradições, que guarda um vasto patrimônio monumental.
Seus castelos, suas igrejas, seus santuários e outros monumentos que assinalam várias épocas e estilos arquitetônicos, pontuam cenários de beleza  simplesmente arrebatadora.
Entre o Interior e o Litoral, a região Norte de Portugal oferece uma paisagem diversificada de rios, vales e montanhas que se conjugam com uma costa de tesouros e curiosos acontecimentos históricos.
Cidades encantadoras, aldeias em granito, monumentos religiosos, edifícios seculares e uma forma de vida singular, que preserva as tradições e a autenticidade, caraterizam o Norte.
Guimarães, Braga e Viana do Castelo são cidades maravilhosas do Norte, com imensos encantos naturais, arquitetônicos e culturais.
Aos amantes do vinho, esta região oferece uma riquíssima experiência, com deslumbrantes vinhedos responsáveis pela qualidade dos vinhos brancos, tintos, rosés e espumantes. O Norte também se destaca pela produção de um vinho único no mundo, o vinho verde, conhecido pela sua leveza e sabor distinto.
No Douro nasceu o vinho mais reconhecido de Portugal, o Vinho do Porto, um tesouro de saber e arte seculares, cujo sabor conquistou o mundo.
Destino conhecido pelo rico patrimônio monumental e natural, pelas tradições preservadas e exaltadas, o Norte é uma região sobejamente reconhecida, requisitada e imprescindível numa visita a Portugal.

O Norte de Portugal se define pela riqueza de sua história, pelos seus cenários de natureza e pelo patrimônio arquitetônico do Douro, de Trás-os-Montes e do Minho.
Guimarães, o Berço da Nação Portuguesa, possui um belíssimo Centro Histórico, reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, e um Castelo do século X, que é um importante monumento e símbolo do país. O Monte da Penha é o ponto mais elevado da área urbana de Guimarães, onde pode ser visitado o Santuário da Penha.
Cidade dos Arcebispos, Braga possui um vasto patrimônio religioso representado pela Sé e pelo Bom Jesus do Monte, um dos mais deslumbrantes santuários do país, situado numa encosta de arvoredo. No centro histórico de Braga se encontra a antiga e preciosa Sé Catedral. Os famosos jardins de Santa Bárbara dão cor à cidade de Braga.
Viana do Castelo é uma terra de fortes tradições, marcada pela história do ouro e da filigrana portuguesa. A Praça da República e a Basílica de Santa Luzia são pontos de grande interesse histórico e monumental da cidade.
Na vila do Pinhão as deslumbrantes paisagens do Douro merecem ser contempladas através de um passeio de barco no histórico e belíssimo rio. A estação ferroviária do Pinhão, construída durante o século XIX, figura como um dos mais belos exemplares da azulejaria portuguesa e as várias Quintas revelam a arte de produzir um dos melhores vinhos do Mundo: o Vinho do Porto.
Vidago, a poucos quilómetros de Chaves, é um famoso destino termal, com águas de alcalinidade superior às de Vichy. A vila possui um interessante patrimônio monumental e natural, como o Parque Natural que rodeia o Vidago Palace Hotel.
Amarante, Ponte de Lima, Lamego, Chaves ou Bragança são cidades do Norte de Portugal que exaltam o valor das tradições e preservam os monumentos e a natureza de uma região singular.
Integrando cenários bucólicos e inspiradores, o Norte oferece uma viagem pela história e pelas tradições de Portugal.

Descobrir o Norte de Portugal é também provar a gastronomia típica e os reconhecidos vinhos de uma região riquíssima em sabores.
os enchidos de Chaves, Mirandela e Vinhais, o Azeite da Terra Quente, a Broa, às Nozes ou o Queijo de Cabra Transmontano, no Norte são valorizados e promovidos os produtos regionais de reconhecida qualidade.
A carne com Denominação de Origem Protegida (DOP) é o elemento chave na confeção de pratos típicos, como a Posta Mirandesa de Miranda do Douro e o Cabrito no Forno, famoso e apreciado em toda a região Norte.
As condimentadas cozinhas Minhota e Transmontana oferecem pratos fortes e ricos como os Rojões à Moda do Minho, o Cozido à Portuguesa, a Feijoada à Transmontana e o Arroz de Cabidela.
A Norte reina também o bacalhau, com o famoso pastel/bolinho, o Bacalhau à Gomes de Sá e o Bacalhau à Braga condimentado com cebolada e batatas fritas às rodelas.
A doçaria nortenha é um autêntico tesouro, revelando "pedras preciosas" como o Pudim Abade de Piscos, os Caçoilinhos do Vouga, as Queijadas de Murça, as Rosquilhas de Moncorvo, as Rabanadas Vimaranenses, as Tíbias de Braga, a Torta de Viana, as Cristas de Galo de Vila Real e os Papos de Anjo de Amarante.
Voltando aos produtos típicos da região, o vinho é o mais célebre e é reconhecido como dos melhores do mundo. A Norte se demarcam quatro regiões: Vinho Verde, Douro/Porto, Távora e Varosa e Trás-os-Montes, onde são produzidos vários tipos de vinho de reconhecida qualidade.
 

O Galo de Barcelos é um dos mais famosos ícones de Portugal no Mundo com origem numa lenda e no artesanato de Barcelos.
A Serra do Marão é a sétima maior elevação de Portugal Continental.
O Parque Natural do Alvão fica situado na zona de transição entre o Minho e Trás-os-Montes possuindo uma vegetação diversificada e a deslumbrantes Fisgas de Ermelo.
A Região do Douro é a mais antiga Região Demarcada do mundo.
Reza a História que D. Antónia Adelaide Ferreira, também conhecida como “A Ferreirinha”, se salvou de um acidente de Barco Rabelo devido às grandes saias de balão que a fizeram flutuar até à margem do Rio Douro. No mesmo acidente faleceu o Barão de Forrester.
Nos vales dos rios Côa e Douro se encontram várias gravuras rupestres do Paleolítico Superior.
Na aldeia de Bisalhães, Vila Real, é fabricada uma invulgar cerâmica de cor antracite escura.
Caramuru, náufrago português acolhido pelos índios Tupinambás, nasceu em Viana do Castelo.

Palácio de Mateus - Vila Real
Jardins de Santa Bárbara - Braga
Guimarães Pinhão Viana do Castelo Braga Vidago

Conheça os destinos