Abreutur - Madeira

Madeira

Constituído pela ilha da Madeira, a ilha de Porto Santo, as ilhas desertas e selvagens, o arquipélago da Madeira é um paraíso verde, repleto de histórias, tradições e cenários deslumbrantes.
O clima suave da Madeira resulta numa magnífica e composta vegetação, na qual sobressaem flores de todo o mundo.
Os cenários naturais de rara beleza revelam falésias majestosas, piscinas rochosas naturais, cascatas paradisíacas, uma vegetação faustosa e um impressionante mar azul que envolve as ilhas da Madeira.
O Cabo Girão, as piscinas de Porto Moniz, as casinhas de Santana, a faustosa floresta Laurissilva ou as praias de água azul-turquesa de Porto Santo, são atrativos turísticos da Madeira.
A Madeira é também reconhecida pela sua deliciosa gastronomia típica e pelas festividades como o Carnaval, a Festa da Flor e o Réveillon, mundialmente reconhecido pelo incrível fogo-de-artifício.
Destino de excelência, que combina harmoniosamente patrimônio monumental, tradições e panoramas naturais maravilhosos, o arquipélago da Madeira é único e promete ser uma agradável surpresa para quem o visita.

A Madeira é um colorido paraíso subtropical com uma cultura única e diversificadas paisagens.
No Funchal são referências as viagens no teleférico do Monte e nos típicos carros de cesto.
Merecem visita a Marina, o Jardim Botânico e o pitoresco Mercado de Lavradores.
De cortar a respiração é o imponente Cabo Girão, um dos mais altos promontórios da Europa, que possui uma plataforma de vidro no miradouro e oferece deslumbrantes vistas desde Câmara de Lobos até ao Funchal.
Um passeio pelas Levadas é uma aventura apetecível que permite um contato com a beleza natural da ilha.
O Pico Ruivo é o ponto mais alto da ilha da Madeira que só se alcança caminhando. O Pico do Areeiro, o segundo mais alto da ilha, oferece uma excelente vista panorâmica sobre o maciço central da Madeira.
Outras deslumbrantes vistas sobre parte da baía do Funchal, a Reserva do Garajau, o Caniço de Baixo e sobre o Atlântico podem ser encontradas no Miradouro do Cristo Rei.
Em Santana, as preservadas casas típicas continuam a merecer uma visita, bem como Câmara de Lobos, distinta pelo seu caráter piscatório.
Imprescindível numa visita à Madeira é conhecer Curral das Freiras, uma pequena vila rodeada por montanhas.
No Museu da Vinha e do Vinho é demonstrada a produção do famoso vinho da Madeira, sendo possível conhecer algumas das castas de vinho da pequena freguesia.
Outro museu a ser visitado é o interessante Museu CR7 que retrata a história e exibe os troféus de Cristiano Ronaldo, jogador português natural da Madeira.
Indispensável numa visita ao arquipélago é conhecer as bonitas praias de Porto Santo de extenso areal e águas calmas.

Os distintos e maravilhosos produtos da Madeira são harmoniosamente combinados numa gastronomia célebre e deliciosa.
As sopas são bastante apreciadas, as mais famosas são as de Tomate e Cebola com Ovo Escalfado e a Sopa de Castanhas, tradicional de Câmara de Lobos.
O pão típico da Madeira é o Bolo do Caco e é normalmente servido com manteiga de alho.
O peixe e o marisco são bastante apreciados, como o Bife de Atum acompanhado por Milho Frito, o Peixe-espada com Banana ou frito em cebolada, o Bacalhau com Natas, o Gaiado, as Lapas Grelhadas e o Arroz de Lapas.
Nos pratos de carne, a Carne Vinha de Alhos é o prato referência da época natalícia. A Espetada (espeto) com carne de vaca cortada em cubos, o Picado e o Coelho à Caçador de Porto Santo são pratos típicos da cozinha madeirense.
A variedade de frutas, como pitangas, anonas, abacates e maracujás inspiram a elaboração de doces deliciosos como o Bolo de Banana, o Pudim de Maracujá, a Mousse de Anona, o Cheesecake de Cereja e o Pudim de Pitanga. Outros doces típicos são os Rebuçados de Funcho, o Pão-de-Ló de Porto Santo, o Bolo de Castanha de Curral das Freiras, as Bonecas de Massa de Santa Cruz e o Bolo da Noiva de Santana.
A Poncha é uma bebida alcoólica tradicional da Madeira, a mais famosa é elaborada com suco de limão e de laranja, mel de abelha e aguardente. Brisa é o nome de uma bebida gaseificada produzida na Madeira e a Aguardente de Cana é feita a partir da cana-de-açúcar.
Um cálice de Vinho da Madeira é o ideal para celebrar o fim de uma refeição majestosa.
 

O arquipélago da Madeira é formado pelas ilhas da Madeira e Porto Santo, ambas habitadas, além das Desertas e das Selvagens.
Os solos da Madeira são de origem vulcânica e o seu clima é subtropical.
A floresta Laurissilva foi considerada Património Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO em 1999.
O Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira.
A Madeira, a maior ilha do arquipélago da Madeira, é apelidada de “Jardim do Atlântico”.
No dia 4 de julho de 1776, a comemoração da independência dos Estados Unidos foi comemorada com um brinde de vinho da Madeira.
As areias da praia do Porto Santo têm propriedades únicas no mundo e são indicadas para problemas dos foros reumático e ortopédico.
A praia de Porto Santo possui um o extenso areal de 9km.
Bolo do Caco é um pão típico da Madeira.

Camara de Lobos
Curral das Freiras
Porto Moniz Funchal

Conheça os destinos