Abreutur - Terceira

Terceira

A Terceira é uma das nove ilhas de um arquipélago encantado esculpido pela Natureza sobre o azul do oceano Atlântico.
Inicialmente denominada de Ilha de Jesus Cristo, a Terceira deve o seu nome atual ao facto de ter sido a terceira ilha do Arquipélago dos Açores a ser descoberta, depois de Santa Maria e de São Miguel.
A sua localização geoestratégica em pleno Atlântico Norte conferiu a esta ilha uma valiosa importância na história, que fez com que a cidade de Angra do Heroísmo, capital da Terceira, fosse considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, em 1983.
A beleza da Terceira é resultado da combinação de maravilhosos cenários naturais como o Monte Brasil e a Caldeira de Guilherme Moniz com a bonita arquitetura da cosmopolita Angra e da pitoresca e preservada cidade da Praia da Vitória.
As paisagens surpreendentes e espetaculares da Terceira se conjugam com uma história e patrimônio riquíssimos, fazendo desta ilha um autêntico tesouro natural e cultural.
 

A Terceira conjuga cenários verdes com cultura e patrimônio conferindo à ilha uma aura deslumbrante e encantadora.
Vale a pena conhecer a bonita arquitetura de Angra do Heroísmo, uma cidade cheia de história, que foi um importante ponto de paragem nas rotas entre Europa, América e África. Um passeio pelas ruas da capital da ilha Terceira mostra um interessante patrimônio, como o Monumento da Memória, a Sé Catedral e as suas torres gémeas, a azul Igreja da Misericórdia e o Museu de Angra do Heroísmo, que exibe a história local.
No Monte Brasil, uma encantadora cratera vulcânica, está localizado o Castelo de S. João Baptista, uma importante fortaleza construída no século XVI, durante a anexação espanhola. O Monte Brasil oferece uma das mais impressionantes vistas sobre a baía.
A verdejante Caldeira de Guilherme Moniz, a maior do arquipélago, e o Algar do Carvão, um cone vulcânico coberto de musgos são dois pontos turísticos imprescindíveis numa visita à ilha Terceira.
No Miradouro da Serra do Cume é possível admirar a famosa “Manta de Retalhos”, assim apelidada pelos habitantes da ilha devido aos muros de pedra negra que dividem a planície verde. O miradouro oferece também um bonito panorama da cidade da Praia da Vitória. É recomendável uma visita à baía da Praia, localizada na pitoresca cidade de Praia da Vitória, cuja zona balnear engloba a Prainha, Praia Grande e Praia dos Sargentos.
O arquipélago dos Açores se localiza numa rota de migração para muitas espécies de cetáceos, o que permite a observação de baleias, golfinhos e outros animais marinhos no seu meio natural através de um passeio de barco tendo a Terceira como ponto de partida.

A gastronomia da Terceira apura o sabor dos produtos locais e recebe influência dos pratos mais tradicionais do arquipélago.
O prato mais célebre e típico da Terceira é a Alcatra, um aromático prato de vaca ou peixe, que é cozinhado lentamente num tacho de barro, para apurar e espessar o molho composto por toucinho, cebola, alho, louro, pimenta e vinho.
As sopas de Espírito Santo são bastante apreciadas na gastronomia local e se caraterizam pela confeção usando o pão seco que é posteriormente coberto com a água que cozeu a carne.
Os doces da ilha são vários e deliciosos valendo a pena experimentar o Arroz Doce, os finos Camafeus de Noz, o Alfenim, as Cornucópias, os Torresmos do Céu e as Filhós no Forno.
Os Bolos D. Amélia, compostos por mel de cana, canela e cidras, são os doces mais célebres e honram a passagem da rainha D. Amélia pela Terceira.
No que a vinhos diz respeito, de Biscoitos é proveniente um tipo específico de vinho, defendido e divulgado desde 1993 pela Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos.

Quando foi descoberta, a Terceira recebeu o nome de Ilha de Jesus Cristo.
Angra do Heroísmo foi capital do reino de Portugal por duas vezes.
A UNESCO considera Património Mundial o Centro Histórico de Angra do Heroísmo, desde 1983.
Em plena Guerra Civil Portuguesa (1828-1834), Pedro IV de Portugal, I do Brasil, organizou nesta ilha a expedição que levou ao desembarque do Mindelo.
Na Terceira está localizada a base Americana das Lajes.
A Terceira é a segunda ilha mais povoada do arquipélago dos Açores.
O Obelisco da Memória foi edificado em homenagem à passagem de D. Pedro IV pela ilha.
Florianópolis e a Terceira se ligam pela história e possuem uma arquitetura semelhante.

Atividades

De Van pela Terceira

Viagem à Costa Este

Observação de Cetáceos

As baleias que cruzam oceanos

Conheça os destinos